Desafios e Perspectivas da Infraestrutura Logística no Brasil
A infraestrutura logística no Brasil tem se tornado cada vez mais crucial para o crescimento econômico e a competitividade do país. Apesar de ser uma das 20 principais economias globais, o Brasil ainda investe pouco em infraestrutura em comparação com seus concorrentes diretos. Atualmente, o país destina apenas 0,8% do seu PIB para infraestrutura de transportes, enquanto outras nações investem mais de 2,5%. Essa disparidade resulta em altos custos logísticos, que representam 12,32% do faturamento bruto das empresas, com 65% desses custos relacionados ao transporte de materiais-primas e produtos.
Para o biênio 2024/2025, é essencial que o Brasil desenvolva um portfólio de projetos que interajam com o sistema econômico e a circulação de bens e serviços. A meta é criar uma logística integrada que elimine os entraves à competitividade. A melhoria da infraestrutura logística requer um estudo aprofundado da dinâmica entre sistemas de transporte e atividades econômicas, permitindo a concepção de projetos que orientem projetos e investimentos focados na produtividade.
Um novo Plano Nacional de Logística (PNL) deve surgir, priorizando as demandas dos Estados e utilizando a Plataforma de Infraestrutura em Logística de Transportes da Fundação Dom Cabral. Este plano deve seguir princípios de coordenação e integração das cadeias de suprimentos, eficiência e qualidade dos investimentos, e desenvolvimento social e ambiental. A integração das cadeias produtivas por microrregiões, sem ignorar as conexões com grandes eixos nacionais, é fundamental.
O Brasil enfrenta desafios logísticos importantes, como as ferrovias vazias nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, que prejudicam a economia das novas áreas agrícolas. A dependência de rodovias de baixa qualidade eleva os custos logísticos em até 50% em comparação com os Estados Unidos, afetando a competitividade brasileira. Para superar esses desafios, é crucial manter os investimentos em infraestrutura nos próximos 15 anos, resolvendo gargalos que aumentam custos e tempos logísticos.
Os projetos de infraestrutura já mapeados em programas governamentais precisam ser compreendidos em sua profundidade pela sociedade. O planejamento de longo prazo deve ser protegido de influências políticas, priorizando a técnica e a transparência. O Brasil necessita de uma visão de longo prazo para transformar projetos estruturantes em crescimento sustentável.
Um ambiente institucional que proteja o planejamento estratégico é vital para o futuro do país. Com investimentos planejados e um planejamento bem estruturado, o Brasil pode alcançar um desenvolvimento robusto e sustentável, beneficiando não apenas a economia, mas também a qualidade de vida dos cidadãos. A esperança é que, com essas medidas, o país possa finalmente ocupar uma posição de destaque no cenário global de infraestrutura logística.