Você já combinou chocolate e vinho?
Marco Antônio Carbonari acredita que combinar chocolate e vinho, embora pareça estranho à primeira vista, é perfeito para quem é amante não só da bebida, como dessa guloseima clássica Por esse motivo, o empresário ensina, neste artigo, como harmonizar essas maravilhas da culinária mundial.
Para chocolate branco
O chocolate branco possui em sua composição, basicamente, manteiga de cacau, açúcar e leite. Isso faz com que ele seja o chocolate mais doce do mercado e, consequentemente, o mais difícil de harmonizar com vinhos (mas não impossível). Sendo assim, o empresário sugere que os vinhos ideais para esse chocolate sejam doces, ou seja, brancos e tintos suaves.
Para chocolate ao leite
Marco Antônio Carbonari comenta que os chocolates ao leite estão na segunda posição de mais doces do mercado, por essa razão, volta-se à regra de combinar a eles vinhos mais doces também. Dessa forma, o empresário recomenda o vinho do Porto, pois acredita ser o ideal para esse tipo de chocolate.
Para chocolate amargo
Por serem menos doces, possuírem menos gordura e sabor mais acentuado de cacau, o chocolate amargo é mais fácil de ser harmonizado com vinhos. Dessa forma, o vinho ideal para esse chocolate é um que tenha as mesmas características fortes e de sabor marcante, logo, aconselha o empresário, os melhores são os vinhos tintos e secos
Para chocolate com pedaços de alimentos
Por fim, mas não menos importante, Marco Antônio Carbonari explica que fazer harmonizações de vinhos com chocolates cuja produção envolveu pedaços de alimentos, tais como amendoins, amêndoas, nozes e outros, é mais difícil, uma vez que haverá uma mistura de sabores. Sendo assim, o empresário recomenda que sejam feitos testes, isto é, se o chocolate for mais doce, o ideal é harmonizá-lo com um vinho que possua a mesma característica. O mesmo vale para aqueles que possuem um sabor menos adocicado.