As ferramentas de gestão mais usadas no ramo empresarial
Já parou para refletir quais são as ferramentas de gestão mais usadas no ramo empresarial? O CEO do Grupo 1One Mailon de Lara Vaz, entende que essas ferramentas devem ser inseridas no contexto de gestão pois tratam-se de técnicas que auxiliam na tomada de decisões das empresas. Pensando nisso, se possui interesse no assunto, confira abaixo as ferramentas de gestão mais usadas no ramo corporativo:
Análise SWOT
Como explica o empresário, a análise SWOT visa realizar um diagnóstico mais detalhado da situação atual da empresa. Sendo assim, esse tipo de análise, também chamada de FOFA, possui quatro fundamentos principais: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Dessa forma, as forças e fraquezas são vistas como fatores internos, enquanto que as oportunidades e ameaças causas externas, analisadas para entender a concorrência e o mercado com mais assertividade.
5W2H
Também inserida no grupo das ferramentas de gestão, o 5W2H permite que a gestão tenha em mente, com mais clareza, a organização das funções dentro da empresa. Logo, na visão de Mailon de Lara Vaz, essa ferramenta permite um maior controle das tarefas e otimiza o tempo de execução das mesmas. Para isso, devem ser respondidas as seguintes perguntas: O quê? Por quê? Onde? Quando e Quem? direcionadas aos projetos.
Plano de negócios
Já quando falamos do plano de negócios, estamos nos referindo à questão do planejamento, direcionado para detalhar os objetivos de certo empreendimento. Como explica o CEO do Grupo 1One, esse plano deve visar o público que a empresa direciona, sua visão, missão e estrutura empresarial. Logo, com a execução do plano de negócios é possível entender as variáveis e invariáveis do ramo.
DMADV
Direcionado para projetos novos, ou para projetos ou produtos ainda não lançados pelas empresas, o DMADV é dividido em: definir, mensurar, analisar, desenhar e verificar. Na percepção de Mailon de Lara Vaz, dentre as ferramentas de gestão, esse tipo de ferramenta permite que haja a formação de objetivos claros, assim como definição de hipóteses e verificação de que elas serão viáveis para o ramo.
Ciclo PDCA
Quando nos referimos ao Ciclo de PDCA, no que cerne as ferramentas de gestão, ela tem como intuito implementar mudanças. Sendo assim, como entende o empresário, o Ciclo de PDCA utiliza quatro etapas na sua execução, sendo elas: planejar, fazer, avaliar e agir, funcionando assim como um plano a ser seguido, que se desenvolve nas medidas que os processos são feitos em sua completude.
Matriz BCG
Para Mailon de Lara Vaz, a Matriz BCG se enquadra no grupo das ferramentas de gestão, pois é um método feito a partir de análises gráficas, fazendo com que os gestores tomem decisões estratégicas. Desse modo, a ferramenta utiliza uma matriz que permite visualizar e avaliar o portfólio da empresa, mediante o ciclo de vida de cada produto oferecido, levando em consideração sua taxa de crescimento e sua participação no mercado.