O problema está apenas na falta de vagas? Confira as outras irregularidades no Shopping Internacional de Guarulhos
Você sabe qual é a problemática que tem estado em torno do Shopping Internacional de Guarulhos nos últimos dias? Não? Então você precisa saber que, por haver fechado parte da lateral de seu estacionamento, o estabelecimento tem comprometido direta e indiretamente, a mobilidade urbana, a segurança dos arredores e o bem-estar de consumidores e moradores. Mas, sabia que isso não é tudo?
Contexto e compreensão
Para que você possa entender melhor, é necessário saber que há, aproximadamente, um mês, o Shopping Internacional de Guarulhos resolveu fechar parte importante de seu estacionamento, o que, à primeira vista, parece um ato cujas consequências são leves. No entanto, a verdade é que acontece justamente o oposto disso.
Isso porque, com 77.080m², dois pisos e 390 lojas, é fato que o estabelecimento recebe um número expressivo de pessoas diariamente, especialmente aos finais de semana. Não só o seu tamanho — sendo considerado, inclusive, um dos maiores de São Paulo —, mas os renomados restaurantes e outras lojas, fazem o Shopping Internacional de Guarulhos ser um dos mais procurados quando o assunto é a busca por entretenimento.
No que cerne ao número de vagas ideais em seu estacionamento, porém, pode-se dizer que o Shopping Internacional de Guarulhos, entretanto, nunca foi referência em atender exatamente à demanda correspondente ao seu tamanho. Com o fechamento no estacionamento lateral, então, essa problemática apenas aumentou, só que outros problemas também estão sendo desvendados diante de tudo isso.
Mais que o fechamento do estacionamento
Além do índice de assaltos terem aumentado na região em que o Shopping Internacional de Guarulhos está localizado, uma vez que as pessoas passaram a estacionar nas ruas ao redor, o trânsito ficou prejudicado, o que afeta grandemente a mobilidade dos moradores e, também, a sua segurança.
Mais do que isso, no último mês a CEE — sigla para Comissão Especial de Estudos — realizou uma diligência no Shopping Internacional de Guarulhos, com o fito de identificar as reais irregularidades. Desse modo, além da problemática de espaço para estacionar veículos, descobriu-se que há quiosques imprevistos no projeto do estabelecimento, os quais, por sua vez, ocupam espaços importantes e que deveriam estar livres, como as rotas de fuga, saídas de emergência e aqueles em que ficam acomodados os hidratantes.
Além disso, as saídas de algumas lojas, bem como do estacionamento, estão obstruídas, além do que, o terreno que, a priori, serviria para a expansão do Shopping Internacional de Guarulhos parece estar contaminado, uma vez que era utilizado para lavagem, troca de óleo e manutenção dos caminhões, portanto, não deveria ser utilizado — o que também não acontece.
Do ponto de vista da Segurança do Trabalho, a vida de milhares de pessoas fica comprometida diante de uma negligência tão grande como a do Shopping e da prefeitura da cidade de Guarulhos. Afinal, acidentes irreparáveis podem acontecer, afetando não somente funcionários, como os próprios clientes e moradores dos arredores. Sendo assim, você pode responder: é possível realizar algum passeio no Shopping Internacional de Guarulhos sem temer qualquer prejuízo?