Conheça os principais segmentos do empreendedorismo com Jaderson de Lima
O empreendedorismo tem sido a escolha de muitas pessoas que desejam ter maior autonomia. O empresário, Jaderson de Lima – LYX Engenharia, entende que abrir o próprio negócio pode trazer mais liberdade e possibilidades. Nesse sentido, caso você tenha interesse em empreender, é importante conhecer os principais segmentos que este ramo envolve. Por isso, para descobrir esta e outras informações, continue a leitura deste artigo!
Principais segmentos do empreendedorismo
Começar a empreender pode ser uma oportunidade para investir em um negócio que esteja de acordo com os seus valores e sonhos. Nesse contexto, antes de iniciar essa atividade é importante saber qual área deseja-se seguir. Isso porque, o empreendedorismo é dividido em alguns segmentos, sendo interessante saber qual deles é o mais adequado para o seu perfil. Por isso, confira a seguir algumas das principais opções.
1. Digital
Um dos empreendimentos mais conhecidos entre o público é o digital. Ele corresponde a todos os negócios que operam parcialmente ou totalmente de forma virtual, sem a necessidade de um espaço físico. Aqui, estão incluídos os e-commerces, os cursos online, os podcasts, os infoprodutos, entre outras atividades que operem neste meio. O conselheiro de administração de empresas, Jaderson de Lima, comenta que esse ramo pode trazer diferentes possibilidades de atuação.
2. Verde
Outro tipo de empreendedorismo que tem crescido cada vez mais é o verde. Basicamente, esse grupo envolve os negócios que possuem como foco principal a sustentabilidade, desenvolvendo produtos e projetos que contribuam para a preservação do meio ambiente. Além disso, esse tipo de empresa também busca implementar processos que causem menos impactos à natureza. Atualmente, diferentes consumidores têm optado por organizações desse segmento.
3. Individual
O empreendedorismo individual é um dos mais populares entre o público. Isso porque, ele corresponde aos negócios formados apenas por uma pessoa, sem a necessidade de sócios e outros parceiros. Assim, estão incluídas neste ramo as micro empresas, as quais podem ser classificadas como MEI (Microempreendedor Individual), EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) e EI (Empreendedor Individual). Conforme pontua Jaderson de Lima – LYX Engenharia, é importante conhecer essas opções antes de realizar uma escolha.
4. De franquias
Para quem possui maior insegurança de começar um negócio por conta própria, investir no empreendedorismo de franquias pode ser uma escolha interessante. Isso porque, nessa modalidade os empreendedores irão abrir uma unidade de uma empresa já estabelecida no mercado. Dessa maneira, eles não terão tantos riscos, podendo desenvolver o empreendimento com maior segurança e estabilidade.
5. Social
Por fim, o último tipo de empreendedorismo que merece atenção é o social. Ele corresponde a empresas que buscam desenvolver produtos e serviços para solucionar um problema na sociedade. Dessa forma, para além dos objetivos econômicos, os negócios desse campo também irão se preocupar com as questões sociais, trazendo benefícios para os cidadãos. Para Jaderson de Lima, este tipo de empreendimento é importante.
E então, já conhecia alguma dessas opções?