Do aço ao vidro: conheça os 3 principais materiais utilizados na blindagem de carros
Para Marcelo Band, empresário e fundador da Nova Band Multimarcas, o tema carros é do interesse de muita gente, especialmente quando trata-se de carros de alto padrão e carros blindados. Afinal de contas, são modelos e tipos que possuem diversas curiosidades, o que pode ser extremamente interessante até para quem não é tão fã do assunto.
Uma das temáticas envoltas nesse assunto cerne aos materiais utilizados para realizar uma blindagem automotiva. Na prática, o renomado Marcelo Band que há a utilização de três materiais principais, que são o aço, o vidro e a manta. Desse modo, se instalados da maneira adequada e sutil, dificilmente poderá se perceber, até mesmo, que trata-se de um carro blindado. No entanto, sem mais delongas, conheça mais sobre cada um deles:
- Aço inoxidável
Aço inoxidável conformado 304L. Esse é o material responsável pela mais alta resistência mecânica, de modo que sua espessura possui, nada mais, nada menos, que 3mm, suportando, dessa forma, o ataque de diferentes calibres, em cada um dos níveis de blindagem. No entanto, pelo fator peso, esse material é instalado apenas em partes mais frágeis do carro, como as colunas de portas, as fechaduras e também as maçanetas.
- Manta balística
Criada a partir da solução de polímero líquido, a manta balística nada mais é que um material em fibras que, apesar de muito leve, é tão resistente quanto o aço. Logo, segundo Marcelo Band, é utilizada, principalmente, nas grandes áreas internas do automóvel, o que é super fácil de instalar, graças à sua flexibilidade e leveza. Bacana, não é mesmo?
- Vidro balístico
Por fim, mas não menos importante, o vidro balístico não poderia ficar de fora da lista. O empresário Marcelo Band explica que com ele o processo deve ser mais delicado, seja por tratar-se de um vidro e, consequentemente, ser mais frágil que os outros materiais, seja pelo fato de que trata-se do único que ficará visível após a finalização do processo de blindagem.
Como ao final do processo, o vidro balístico deve ficar transparente, o renomado Marcelo Band explica que sua produção deve ser realizada apenas por empresas especializadas. Mas, se você está perguntando como funciona esse processo, nossa redação te explica: a grosso modo, para criar um vidro realmente resistente, deve-se intercalar camadas de policarbonato e PVB, que, ao final do processo, deverão possuir cerca de 17 ou 21mm de espessura.
Desse modo, agora que você já sabe mais sobre os materiais utilizados para blindagem de carros, assim como sobre o processo, você precisa conhecer a Nova Band Multimarcas! Trata-se de uma agência de carros localizada em Santana do Parnaíba, a qual oferece os mais variados modelos de carros blindados e de alto padrão para você, que possui o sonho de andar mais protegido e seguro pelas ruas. Para Marcelo Band, essa empresa é a ideal para você que procura o melhor negócio pelo melhor preço. Acredite!