Venício Bacellar Costa comenta sobre o impacto tecnológico na indústria da música
Os avanços e inovações tecnológicas vêm transformando todos os campos sociais da vida humana. O empresário e produtor musical Venício Bacellar Costa esclarece que, desde o modo como nos comunicamos, as facilidades diárias, o compartilhamento de histórias, a criação e produção de entretenimento, tudo pode ser afetado pela tecnologia.
Muitas foram as inovações tecnológicas voltadas para o mundo do entretenimento (música, cinema, artes plásticas e visuais), o que ampliou os horizontes tanto para os modos de consumo quanto para os de produção. Venício Bacellar Costa, que está à frente da Empresa TMusic Brasil comenta que, nesse aspecto, a indústria da música ressignificou seus processos de produção, distribuição e divulgação. O que resultou na inovação de serviços e demandas e, em paralelo, extinguiu alguns processos antigos.
A evolução das mídias de consumo musical são, de acordo com o produtor Venício Bacellar Costa, um exemplo claro do avanço e transformação tecnológica da indústria da música: discos de vinil, rádio, fitas K7, Cds, MP3 e, por fim, as plataformas de streaming de música que permitem que os consumidores tenham acesso ilimitado a músicas de diferentes épocas, gêneros e artistas.
O produtor e empresário da Empresa TMusic Brasil, Venício Bacellar Costa, ressalta ainda que a possibilidade de alcance para pequenos artistas e produtoras é muito maior. Através das novas plataformas, é possível que uma faixa musical alcance todo o globo, o que torna a fama e sucesso mais competitivos e moldáveis.
Além disso, algumas gravações caseiras já estão alcançando qualidade de estúdio sem precisar de investimentos elevados. O empresário Venício Bacellar Costa comenta que há também inovações como sistemas de monetização que permitem levantar dinheiro, além do uso das redes sociais – como Instagram e Tik Tok – que permitem a divulgação de músicas e artistas.
Assim, o mercado da indústria musical se torna mais competitivo, como também conta uma maior quantidade de carreiras mais passageiras. O produtor da Empresa TMusic Brasil, Venício Bacellar Costa, informa que o futuro da indústria musical é cada vez mais digital, movido pelo consumo online dos ouvintes e do alcance por meio das redes.
Por isso, Venício Bacellar Costa reforça a expansão da indústria da música. Segundo o empresário, existe um maior leque de possibilidades, o consumo é ilimitado e pode percorrer o globo, as produções se tornaram mais variadas, os lançamentos mais otimizados. A tecnologia impulsionou, portanto, novos horizontes para produtores e artistas do campo dessa arte.