Turismo gastronômico: saiba como planejar uma viagem gastronômica
Para muitas pessoas uma das maravilhas de viajar é poder ter contato com uma cultura diferente e em muitos casos se dá por meio da comida. Segundo Eloizo Gomes Afonso Durães, comer e viajar são duas coisas que mexem muito com a gente. Por isso, é possível unir as duas paixões em uma única viagem. Acompanhe, a seguir, para saber mais sobre esse assunto. Boa leitura!
Entendendo o que é uma viagem gastronômica
Uma viagem gastronômica consiste em se deslocar com o intuito de explorar a oferta gastronômica do destino escolhido. O empresário Eloizo Gomes Afonso Durães, explica que desde os nossos antepassados, a exploração dos prazeres da mesa sempre esteve associada a desfrutar de momentos de lazer. Por isso, uma viagem gastronômica torna essa experiência culinária um complemento e também a motivação principal para escolher um destino e saber como explorá-lo.
Assim, o turismo gastronômico é um conjunto de atividades que proporcionam experiências de consumo e apreciação de comidas e bebidas, que são apresentadas aos turistas de uma forma que valoriza a história, a cultura e até mesmo o meio ambiente da região escolhida como destino.
Por que programar uma viagem gastronômica?
Como dito anteriormente, quando fazemos a união da viagem com a gastronomia, somos mais propensos a vivenciar experiências e aprendizados incríveis sobre história, tradições, meio ambiente, cultura e até conhecer melhor as pessoas daquele local. Conforme comenta Eloizo Gomes Afonso Durães, o turismo gastronômico vai além do paladar, já que a comida também é um objeto cultural.
Além disso, comida e viagem são experiências que nunca esquecemos. Todo mundo que viaja deseja ter experiências diferentes e se conectar com elas. Nesse sentido, a comida é um vínculo universal, porque ela faz parte da história de todos nós e por isso toda viagem sempre é acompanhada de um sabor. A comida nos ajuda a criar memórias afetivas com os lugares e com as pessoas.
Saiba o que fazer numa viagem gastronômica
Cabe dizer que a experiência gastronômica vale para todas as pessoas. De acordo com Eloizo Gomes Afonso Durães, muito se engana quem pensa que esse tipo de viagem envolve só comer em restaurantes estrelados e pagar cara por pratos e bebidas. A indústria desse setor é bastante criativa e ligada nos interesses de cada viajante. Por esse motivo, a viagem com foco gastronômico é extremamente democrática e flexível. Assim, descubra quais são as atividades possíveis de se fazer num turismo gastronômico:
- Tour para experimentar as comidas de rua
- Degustar pratos e bebidas locais
- Conhecer e seguir rotas de produtos regionais
- Comer nos restaurantes mais tradicionais
- Compartilhar refeição com pessoas nativas
- Participar de eventos, festivais e feiras gastronômicas
- Visitar os mercados locais
- Aprender sobre produção dos alimentos, conhecer fazendas e produtores artesanais e locais
- Fazer aulas de culinária
- Visitar exposições que contam a história da cultura culinária da região
Por fim, podemos perceber que fazer uma viagem gastronômica é uma forma muito enriquecedora e interessante de se conectar com a cultura, com a história e com as pessoas locais. Existem muitos lugares com uma cultura culinária maravilhosa e permite experiências muito transformadoras. Não hesite em aderir a esse tipo de turismo e surpreenda-se.