Entenda como fazer o cálculo de absenteísmo em sua empresa
Você já ouviu falar sobre o absenteísmo? Esse termo não é muito conhecido pelas pessoas, contudo, seu significado é sim muito conhecido. O empresário Marcio Alaor de Araujo, a convite de nossa redação, fala sobre um padrão que acomete muitas empresas: a ausência do colaborador. Desse modo, se você deseja entender os motivos e diminuir essa falta, acompanhe o artigo que conta com a expertise de Marcio Alaor de Araujo, especialista em finanças e executivo, com experiência de mais de 20 anos em negócios financeiros.
Marcio Alaor de Araujo, administrador de empresas e especialista financeiro, explica que o absenteísmo trata-se de um padrão que é visto em muitas empresas: a falta recorrente de alguns funcionários. Além disso, os referidos colaboradores podem chegar atrasados, demorar mais no almoço, sair mais cedo, dentre outras condutas do gênero.
O primeiro passo que Marcio Alaor de Araujo elenca para entender o caso é procurar saber o que está acontecendo com este profissional. Antes de julgá-lo, é necessário entender as motivações para tal postura, se há algum problema em casa ou problema de saúde etc. Uma simples troca de horário pode mudar toda a situação.
Causas
As principais causas do absenteísmo são a desmotivação do colaborador diante do trabalho, a falta de reconhecimento, a falta de comunicação entre seus líderes e gestores, a sobrecarga de tarefas, uma gestão falha e autoritária, falta de perspectiva ou desenvolvimento profissional. Além disso, há problemas pessoais, como saúde, família, dentre outros.
Portanto, é essencial saber a motivação para tal conduta. Além disso, o empresário Marcio Alaor de Araujo explica que há um cálculo para o absenteísmo, em que o resultado é a taxa de ausência do funcionário, expressão que é referido é conhecido o absenteísmo.
A primeira etapa é calcular as horas mensais.
O cálculo é feito da seguinte maneira: suponhamos que você possua uma empresa com 20 funcionários e que cada profissional possui uma jornada de seis horas diárias, durante 20 dias por mês. Desse modo, o cálculo é 20*6*20.
Segunda etapa: horas perdidas / absenteísmo
Já na segunda parte do cálculo é realizada a soma dos atrasos dos colaboradores + a soma das horas equivalentes a todos os dias de faltas. Desse modo, se obtém o resultado das horas perdidas. Para calulcar o abseteinsmo, é realzaido o calaro de horas perdidas sob horas mesaids de trabalho*100, gerando, assim, a porcentagem da taxa de ausência dos funcionários de sua empresa.